Pois é precisava de algo a que me dedicar que me fizesse distrair e deixar de pensar nas coisas chatas do dia-a-dia. Não sou uma cozinheira maravilhosa, nem nada que se pareça, por vezes faço pratos que me saem deliciosos outras nem tanto, mas o que conta é a intenção e essa é sempre boa...faço por gosto e pelo bom que é quando um prato nos sai com um gostinho delicioso :) Além do blogue comecei a comprar e a ler livros de culinária, ainda não estou na fase de inventar, estou mais na de recriar receitas que vejo, leio e se me agradam experimento.... bem confesso às vezes resolvo dar um toque próprio e pode acontecer não sair muito bem, mas não se preocupem... eu aviso. Também acontece o contrário, experimentar não mexer na receita e não sair nada de jeito. Em breve começo a colocar as minhas tentativas culinárias, espero que sirvam para vos dar alguns momentos bons.

A Minha Horta na Varanda

Gosto muito de cozinhar, mas é ainda melhor quando pudemos arrancar um molho de uma erva aromática que plantamos e colocá-lo directamente na comida :) E assim começou a minha horta na varanda, primeiro pelas ervas aromáticas e depois fui acrescentado outras coisas.... estas ainda não dão para por em lado nenhum, estão a crescer vamos aguardar para ver o que sai dali :)

Se correr bem vou ter muito tomate e muitos pimentos para dar largas à imaginação de como os utlizar.

Nada dá mais gozo do que precisar por exemplo de coentros para colocar num guisado e andar 2 passos e apanhá-los do vaso que temos na varanda.

Paar além disso comecei a pensar que sai muito mais económico, vejam, se comprarem um ramo de salsa ou coentros (ou outra erva aromática) custa entre 75 cêntimos a 1 euros e em 3 dias no frigorífico fica pronto para ir para o lixo (pode sempre congelar e usar depois nos guisados; ou colocá-lo num copo com água, sempre dura mais tempo, mas não é a mesma coisa que ter as ervas frescas sempre à mão :)). Se comprarem um vaso já com as ervas custa 1,5€ (em determinados locais pode conseguir por 1 euro - nas lojas de sementes), e se transplantar para um vaso maior crescem e duram imenso tempo. Melhor ainda é comprar as sementes e semear e ver depois o crescimento daquilo que plantou (um pacote de semente custa 1 euros e dá para muitos pés de salsa, não vingam todos mas mesmo assim compensa).

Tem que se saber quais as alturas certas para semear / plantar e os cuidados básicos para manter as plantas (regas, exposição aos sol....). Mas aos poucos aprende-se e não é assim tão difícil.

Tenho a sorte de ter uma varanda que apanha muito sol (isto no Inverno, no Verão ás vezes é demais) e assim começou...

Neste momento tenho oregãos, coentro, salsa, tomilho e cebolinho. Tenho também tomate (de vários tipo: maça, cherry e coração), pimentos verdes e vermelhos e morangueiros (e estes já têm meia dúzia de morangos :))


Orégãos


Comprei em vaso no supermercado e tranplantei para um vaso maior, estes estão dentro da cozinha, já creceram imenso. Gostam de sol (sem ser directo) mas não gostam de muita água por isso só se devem regar quando a terra está ficar mais seca.

Utiliza-se em pizzas, saladas de tomate, assados de porco. Pode também colocar numa garrafa com vinagre ou azeite para aromatizar.

Tomilho




Também comprei num vaso pequeno e transplantei, está enorme. Gosta de muito sol e rega só quando a terra estiver bem seca.


Serve para temperar saladas, para assados, marinadas.

Salsa



Esta é o meu orgulho, fui eu que  semeei e depois transplantei para um vaso maior, são 3 pés de salsa e está enorme, nunca tinha visto salsa tão grande. Regar sempre que necessário.

Muito usada na culinária tem imensas utilizações, desde guisados a saladas a guarnição de pratos e marinadas.



Morangos



Comprei 4 pés de morango (20 centimos cada um), plnatei numa floreira, estão na varnada a crescer, vou dando notícias.


Tomate





O Tomate tem que ter uns paus ou canas para poder crescer, é uma planta que cresce em vertical. São 6 pés de tomate, 3 em cada floreira. Rego quando a terra está a ficar mais seca. Gostam de sol.

Os da floreira maior já têm flores, muitas, o que quer dizer que provavelmente vou ter muito tomate para usar:)

Pimentos


Plantei 3 pimenteiros, estes estão a demorar mais a crescer, gostam de sol e só tem chuvido. Também vão precisar de canas para se segurarem, disseram-me quando comprei as plantas que cada uma dava entre 5 a 10 pimentos, vamos ver :)


Exprimentem vão ver que dá um prazer enorme ver as coisas a crescer, quando começarem a dar os frutos / legumes é ainda melhor.

Vou tirar mais fotos e vou colocando aqui conforme for havendo novidades, que espero que sejam boas :)


10 de Maio 2013


 A minha horta já está a dar frutos e legumes :) Já comi meia dúzia de morangos... e são deliciosos. Aqui ficam as fotografias :)

Os Morangos
Os primeiros passos dos Morangos




Quase prontos a apanhar




E o resultado final :)


E o primeiro tomate :)



E uma nova aquisição :) Alfaces ...

Estou ansiosa por fazer uma salada com ela :)

14 de Maio e 2013

A primeira taça de morangos :)

1 comentário:

  1. Muito bonita essa hortinha em vasos e floreiras! :)
    Parabéns.

    ResponderEliminar